Este site está fechado e não está mais ativo.

A Arte da criação de Cervejas Artesanais

É justo dizer que se compararmos uma cerveja básica, encontrada em praticamente qualquer mercado ou conveniência, com uma cerveja artesanal, que a diferença no sabor e qualidade chega a ser gritante. Nos últimos 15 anos, cervejas artesanais, produzidas por cervejarias pequenas e locais, ganharam tração e popularidade por sua qualidade, sabor e grande variedade.

O processo de criação

Toda bebida ou comida tem seus ingredientes e isso não é muito diferente quando se trata de cervejas artesanais.

O processo inicial necessita de quatro ingredientes: malte, lúpulo, fermento e é claro, água. Sem água, não há como fazer a grande maioria das bebidas que conhecemos. Todas elas contém alguma porcentagem de água. Os seguintes passos são seguidos:

  • Moagem do malte, de forma a quebrar apenas a casca dele, para a extração de amido e proteínas.
  • Mosturação: consiste em misturar o malte moído em água aquecida a uma temperatura específica e controlada. Este processo hidrata o malte e ativa suas enzimas, permitindo a criação de açúcares fermentáveis, algo essencial quando se trata de bebidas alcóolicas em geral. Este processo pode levar entre 60 e 90 minutos.
  • O processo de recirculação e lavagem acontece após elevar a temperatura desta mistura a 76°C, quando o mosto é filtrado através deste processo. Isto torna a cerveja mais limpa e com menos impurezas. Após isso, o processo de lavagem é iniciado, retirando os açúcares residuais.
  • Agora ocorre o processo de fervura, onde o mosto é caramelizado e esterilizado. Os lúpulos então são adicionados, durando entre 60 e 120 minutos. Ao final do mesmo, ocorre uma centrifugação, a qual previne que partículas indesejadas entre no fermentador.
  • Agora é feito o resfriamento, o mais rápido possível e logo após o líquido é deixado em repouso para fermentar, entre 5 a 10 dias, com temperatura controlada.
  • Por fim, o processo de maturação consiste em armazenar a cerveja em baixas temperaturas para depois serem colocadas em latas ou garrafas de vidro.

Paciência leva a grandeza e qualidade

O grande diferencial de cervejas artesanais é justamente o tempo e atenção necessários para sua criação. O resultado final disso são sabores exóticos e extremamente interessantes.

Existem dezenas de sabores e variações diferentes, tanto em teor alcoólico, quanto em amargura ou suavidade. Encontra-se até mesmo cervejas com notas cítricas, sabores variados de chocolate ou avelã e versões com sabores secundários de frutas. Até mesmo cervejas misturadas com vinho existem.

Vale ressaltar que o Brasil é um dos países que mais consome cerveja no mundo, ficando em décimo lugar. Brasileiros amam cerveja. Isso o torna um mercado perfeito para cervejas artesanais e justifica a enorme quantidade de mini fábricas e cervejarias que apareceram nos últimos anos. A cerveja pode ser uma ótima companhia para quem também deseja apostar em jogos de cassino online no Brasil.